Apoplexia hipofisária pós quimioterapia

Read full text
Authors: Amanda Lúcia Farias Pedrosa, Ligia Cristina Lopes De Farias, Ana Carolina de Almeida Queiroz, Gleidson Lira da Silva, Nicolie Marques de Lira, Alana Abrantes Nogueira de Pontes
Cited by: 0

Abstract

Objetivo: Descrever um caso de apoplexia hipofisária pós início de quimioterapia, bem como fazer uma revisão de literatura sobre o tema. Detalhamento de caso: Mulher, 73 anos, com diagnóstico de macroadenoma hipofisário não funcionante, além de hipotireoidismo central e insuficiência adrenal limítrofe. Na ocasião, optado por conduta inicial conservadora. Um ano após o diagnóstico do adenoma foi evidenciado a presença de tumor ovariano com metástase para peritônio e imunohistoquímica compatível com carcinoma seroso de alto grau. Após segunda sessão de quimioterapia com paclitaxel e carboplatina, paciente evolui com cefaleia, dificuldade para deambular e sintomas visuais. Ressonância Magnética nuclear (RMN) de encéfalo evidenciou presença de lesão expansiva sólida intrasselar obliterando a cisterna suprasselar, e deslocando o quiasma óptico, com hemorragia subaguda intralessional. A paciente foi então submetida a cirurgia transesfenoidal de urgência. Considerações finais: Há uma associação entre tratamentos quimioterápicos com carboplatina e o desenvolvimento de apoplexias hipofisárias e consequente hipopituitarismo, com necessidade de mais estudos para esclarecer mecanismos de causa e efeito.

Fields of Study & Subjects

Pituitary Gland Disorders and Treatments Electrolyte and hormonal disorders Neurological and metabolic disorders

Publication details

Journal / source
Revista Eletrônica Acervo Saúde
Volume
26
Issue
2
Pages
e22341–e22341
Publication date
3 February 2026