Miopatia necrotizante imunomediada decorrente do uso de estatina: relato de caso

Read full text
Authors: Maria Eduarda Nunes da Cunha Galvão, José Gilmar Vieira Filho
Cited by: 0

Abstract

Objetivo: relatar um caso clínico de miopatia necrotizante relacionada, possivelmente, ao uso de estatina. Detalhamento do caso: Trata-se de uma paciente do sexo feminino com 70 anos de idade, em tratamento para artrite reumatoide, apresentando como comorbidade hipertensão arterial sistêmica, hipotireoidismo e dislipidemia. Apresentou quadro de fraqueza muscular proximal simétrica, perda de peso, fadiga, não obtendo melhora com a suspensão da atorvastatina. Apresentou elevação importante de enzimas musculares, eletroneuromiografia sugestiva de comprometimento muscular e biopsia muscular compatível com miopatia necrotizante. Conclusão: Embora mialgia seja comum com o uso de estatinas, a retirada da droga, em geral melhora e resolve o problema. Porém quando acompanhada de sintomas sistêmicos, sem melhora clinica com suspensão do fármaco e elevação de enzimas musculares, a hipótese diagnóstica de miopatia necrotizante necessita ser investigada.

Fields of Study & Subjects

Inflammatory Myopathies and Dermatomyositis Muscle and Compartmental Disorders Musculoskeletal Disorders and Rehabilitation

Publication details

Journal / source
Brazilian Journal of Health Review
Volume
9
Issue
1
Pages
e84907–e84907
Publication date
5 January 2026