Efeitos causados pela descontinuação de medicamentos antidepressivos e o papel das terapias integrativas

Read full text
Authors: Thiago André Albuquerque de Souza tthiagoandreasouza@gmail.com, Meiscy Rauany Inácio Sampaio Simões, Miriane de Souza Bento, Raquel Laís Cardoso Sales, Leonardo Alves Costa Cunha
Cited by: 0

Abstract

Estudos de prevalência em diversos países mostram que a depressão é um transtorno frequente. Os antidepressivos ajudaram muitas pessoas a aliviarem os sintomas da depressão e é considerado um marco para o tratamento psiquiátrico. Muitas pessoas interrompem o tratamento sem apresentar problemas significativos, entretanto, outra parcela de pacientes que tentam parar, afirma que não conseguem devido aos sintomas de abstinência sobre os quais elas nunca haviam sido avisadas. Cientistas previram que alguns pacientes poderiam experimentar sintomas de abstinência se tentassem parar, eles chamaram de "síndrome de descontinuação". Ainda assim, a abstinência nunca foi um foco dos fabricantes ou dos órgãos regulamentadores. Muitos tratamentos descontinuados incorretamente podem regredir e trazer à tona o que já foi bem-sucedido. Diante do exposto, este artigo trata-se de uma revisão da literatura acerca do tema descontinuação de medicamentos antidepressivos, onde foi realizada uma pesquisa de artigos científicos nas bases de dados SCIELO, Lilacs e Google Acadêmico. Os dados revisados estão relacionados ao período de 2009 a 2020. Os resultados reforçam que para evitar a síndrome de descontinuação é ideal realizar gradativamente a diminuição das doses dos medicamentos, bem como a utilização de métodos alternativos que visam reduzir a ocorrência de efeitos prejudiciais como as terapias integrativas e complementares.

Fields of Study & Subjects

Healthcare Regulation Healthcare during COVID-19 Pandemic Treatment of Major Depression

Publication details

Journal / source
Brazilian Journal of Health Review
Volume
9
Issue
1
Pages
e85010–e85010
Publication date
9 January 2026