Síndrome de DRESS: estudo de caso

Read full text
Authors: Mateus Borges Santos Mendes, Rafaela Ramos Oliveira, Marcus Vinícius Santos Mendes, Camila Ribeiro Borges, Alanna Simão Gomes Saturnino
Cited by: 0

Abstract

A síndrome de DRESS (Drug Reaction with Eosinophilia and Systemic Symptoms) é uma reação adversa medicamentosa rara e potencialmente fatal, caracterizada por exantema cutâneo, eosinofilia e envolvimento sistê/mico. Relata-se o caso de uma paciente do sexo feminino, previamente hígida, em uso de lamotrigina para tratamento de transtorno afetivo bipolar, que apresentou icterícia, prurido, febre e rash cutâneo duas semanas após aumento da dose do fármaco. Os exames laboratoriais mostraram elevação acentuada de transaminases e eosinofilia periférica, com sorologias virais negativas. Diante do quadro clínico e da cronologia dos sintomas, foi estabelecido o diagnóstico de síndrome de DRESS induzida por lamotrigina, confirmado pelo escore RegiSCAR. A paciente foi transferida para hospital de referência devido ao risco de insuficiência hepática aguda, onde recebeu corticoterapia sistêmica, evoluindo com melhora progressiva sem necessidade de transplante hepático. Esse caso ilustra a importância do reconhecimento precoce e da suspensão imediata da droga suspeita, medidas fundamentais para o desfecho favorável. O reconhecimento e manejo precoce da Síndrome de DRESS são fundamentais para reduzir a morbimortalidade associada e otimizar o uso racional de medicamentos na rede pública de saúde, reforçando a importância da vigilância farmacológica e da capacitação das equipes no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Fields of Study & Subjects

Drug-Induced Adverse Reactions Pharmacovigilance and Adverse Drug Reactions Drug-Induced Hepatotoxicity and Protection

Publication details

Journal / source
Brazilian Journal of Health Review
Volume
9
Issue
1
Pages
e85422–e85422
Publication date
30 January 2026