SÍNDROME HEMOFAGOCÍTICA SECUNDÁRIA À SÍNDROME DRESS RELACIONADA AO USO DE ANTICONVULSIVANTE: UM RELATO DE CASO
Abstract
A Síndrome DRESS (Drug Reaction with Eosinophilia and Systemic) é uma reação adversa grave, podendo apresentar acometimento multivisceral importante. A ativação imunológica exacerbada que ocorre na síndrome DRESS pode desencadear a síndrome hemofagocítica, gerando uma inflamação sistêmica intensa com evolução clínica desfavorável e potencialmente fatal. A associação entre síndrome hemofagocítica e a DRESS é rara, contudo, o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas é fundamental para a realização do diagnóstico e tratamento oportunos, reduzido a probabilidade de desfechos adversos e aumentando as chances de sucesso terapêutico.
Fields of Study & Subjects
Autoimmune and Inflammatory Disorders Research
Drug-Induced Adverse Reactions
Kawasaki Disease and Coronary Complications
Publication details
- Journal / source
- Congresso Nacional de Medicina
- Publication date
- 8 February 2026